A tragédia dos peixes será a tragédia da vida sobre a terra

Paul Watson peixes

Paul Watson ajudou a fundar o Greenpeace e sempre lutou pela preservação dos mares e da vida neles. Ele escreveu um texto tocante na sua página no Facebook. Reproduzimos alguns trechos.

“Não há satisfação em se ter razão.

Previ o colapso da pesca do bacalhau nos Grand Banks nos anos 80. Previ o colapso da pesca no Orange Roughy da Nova Zelândia nos anos 80. Previ o colapso da pesca de salmão canadense da Costa Oeste nos anos 90. Previ o colapso da pesca do bacalhau no Pacífico Norte em 2005. E a pesca do arenque na Costa Oeste [dos EUA] entrou em colapso nesta semana. Em breve não haverá mais pesca para que eu possa fazer quaisquer previsões. Quando os peixes diminuem, os ecossistemas oceânicos diminuem e, se os peixes morrem, o oceano morre, e quando o oceano morre, a humanidade morre com ele. Eu posso ser uma desgraçada e triste Cassandra, mas lembre-se que Cassandra sempre tinha razão e a sua maldição era justamente ninguém nela acreditar.”

Ao final, ele dá o link para uma notícia da NPR sobre a crise da pesca do bacalhau no Alasca. E o Huff dá outra notícias sobre a mesma crise na costa leste dos EUA e Canadá.

 

ClimaInfo, 10 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)