Desmatamento da Amazônia dobrou em novembro

desmatamento Amazônia novembro

O INPE divulgou os números do DETER do mês passado indicando um desmatamento de mais de 560 km2, mais que o dobro do que em novembro do ano passado, e o mais alto para o mês nos últimos 5 anos.

A notícia do aumento do desmatamento saiu nas Folha, Exame e no Congresso em Foco.

O recente aumento do preço da carne, impulsionado pela demanda chinesa, está preocupando o campo ambiental. Historicamente, cada vez que o preço da carne sobe, o desmatamento vem atrás. Falando para O Globo, Paulo Barreto, do Imazon, disse que “esse aumento pode criar mais pressão pelo desmatamento na região. Com os preços da carne em alta, fica mais atrativo abrir mais pasto para criar mais gado. A atividade fica mais lucrativa.” Barreto fez uma ressalva de que isso só não aconteceu quando a fiscalização contra o desmatamento esteve mais rígida.

Jonathan Watts, do The Guardian, abre uma matéria dizendo que “aqueles que se preocupam com a sobrevivência do planeta devem fazer mais dos que expressar mensagens de apoio – a Amazônia é a nova ‘grande causa’ do mundo”, comparando com a mobilização de intelectuais do mundo todo durante a Guerra Civil Espanhola. Vale ler o artigo – a Amazônia Latitude deu a tradução.

 

ClimaInfo, 16 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)