A obsessão de Guedes com os pobres

Guedes pobres

Desta vez, nem a tropa de bots das redes sociais apoiou Paulo Guedes, que foi torpedeado por culpar os pobres pela degradação da Amazônia. Até o ex-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, rebateu o desinformado ministro brasileiro da economia, lembrando que esperar colheitas na região é alimentar falsas esperanças, dada a produtividade irregular do solo. Segundo o Valor Econômico, Gore foi indagado sobre a afirmação de Guedes pela mediadora durante um painel a respeito da Floresta Amazônica que aconteceu no palco mais nobre do evento, do qual Gore participou ao lado do cientista brasileiro Carlos Nobre, do presidente da Colômbia, Ivan Duque, e da primatologista britânica Jane Goodall.

Após a crítica de Al Gore, Guedes tentou esclarecer seu comentário em encontro fechado à imprensa com presidentes de grandes multinacionais. Desta vez ele botou a culpa nos pobres de outros países: segundo relatos colhidos pelo Valor Econômico, Guedes teria dito que as maiores cobranças ao Brasil vinham justamente de países que já destruíram suas florestas por fome e desconhecimento de seus habitantes em outras épocas ou por ataques a minorias étnicas.

“Agora falei certo?”, perguntou Guedes a interlocutores na saída da reunião que reuniu executivos de empresas como Iberdrola, Enel, Mastercard, Corporación América, Itaú e Bradesco. O jornal não informa se alguém teve coragem de responder.

 

ClimaInfo, 23 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)