O estado do clima do Carbon Brief

carbon brief estado do clima

Como faz todo ano, Zeke Hausfather compilou para o Carbon Brief uma lista dos principais fatos climáticos do ano passado – segue o Estado do Clima:

– 2019 foi o segundo ou terceiro ano mais quente dos registros no que toca a temperatura da superfície e foi o ano mais quente sem um grande evento El Niño. As temperaturas na troposfera inferior também ocupam o segundo ou terceiro lugar. A dúvida entre os 2os e 3os depende do conjunto de dados utilizados.

– Foi o ano mais quente no que toca a quantidade de calor armazenada nos oceanos, que aumentou acentuadamente entre 2018 e 2019.

– O ano passado registrou recordes de menor extensão e volume de gelo marinho no Ártico e na Antártida durante grande parte do período entre abril e agosto. A extensão mínima de gelo marinho do Ártico aconteceu em setembro e empatou com o segundo menor valor já registrado.

– O nível global do mar e as concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa atingiram novos recordes em 2019, enquanto as geleiras do mundo continuaram a derreter.

Como faz todo ano, Hausfather explica cada um destes recordes (ou quase) e mostra gráficos definitivos. Vale a leitura.

 

ClimaInfo, 22 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)