O estado do clima do Carbon Brief

26 de janeiro de 2020

Como faz todo ano, Zeke Hausfather compilou para o Carbon Brief uma lista dos principais fatos climáticos do ano passado – segue o Estado do Clima:

– 2019 foi o segundo ou terceiro ano mais quente dos registros no que toca a temperatura da superfície e foi o ano mais quente sem um grande evento El Niño. As temperaturas na troposfera inferior também ocupam o segundo ou terceiro lugar. A dúvida entre os 2os e 3os depende do conjunto de dados utilizados.

– Foi o ano mais quente no que toca a quantidade de calor armazenada nos oceanos, que aumentou acentuadamente entre 2018 e 2019.

– O ano passado registrou recordes de menor extensão e volume de gelo marinho no Ártico e na Antártida durante grande parte do período entre abril e agosto. A extensão mínima de gelo marinho do Ártico aconteceu em setembro e empatou com o segundo menor valor já registrado.

– O nível global do mar e as concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa atingiram novos recordes em 2019, enquanto as geleiras do mundo continuaram a derreter.

Como faz todo ano, Hausfather explica cada um destes recordes (ou quase) e mostra gráficos definitivos. Vale a leitura.

 

ClimaInfo, 22 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar