As florestas tropicais estão perdendo a capacidade de absorção de carbono

28 de janeiro de 2020

As florestas tropicais estão perdendo sua capacidade de remoção de carbono da atmosfera, enquanto as florestas boreais estão absorvendo emissões a um ritmo cada vez mais rápido, constatou um estudo recém publicado na Nature Ecology and Evolution.

O estudo usa uma combinação de dados de sensoriamento remoto e modelagem para criar um quadro detalhado de perda e ganho de carbono em todos os biomas da Terra no período que vai de 1992 a 2015.

O principal fator responsável pela perda de carbono nas florestas tropicais durante o período estudado foi o desmatamento. As áreas particularmente afetadas incluem a Amazônia, a Indonésia e o sudeste da Ásia, disse o autor principal do estudo ao Carbon Brief.

E não é ainda claro o que está impulsionando os ganhos de carbono nas florestas boreais, disse um outro autor. No entanto, um dos possíveis fatores impulsionadores é o “efeito de fertilização de CO2” – um termo que descreve como o aumento dos níveis de CO2 na atmosfera pode impulsionar o crescimento das plantas.

 

ClimaInfo, 29 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar