As florestas tropicais estão perdendo a capacidade de absorção de carbono

florestas tropicais carbono

As florestas tropicais estão perdendo sua capacidade de remoção de carbono da atmosfera, enquanto as florestas boreais estão absorvendo emissões a um ritmo cada vez mais rápido, constatou um estudo recém publicado na Nature Ecology and Evolution.

O estudo usa uma combinação de dados de sensoriamento remoto e modelagem para criar um quadro detalhado de perda e ganho de carbono em todos os biomas da Terra no período que vai de 1992 a 2015.

O principal fator responsável pela perda de carbono nas florestas tropicais durante o período estudado foi o desmatamento. As áreas particularmente afetadas incluem a Amazônia, a Indonésia e o sudeste da Ásia, disse o autor principal do estudo ao Carbon Brief.

E não é ainda claro o que está impulsionando os ganhos de carbono nas florestas boreais, disse um outro autor. No entanto, um dos possíveis fatores impulsionadores é o “efeito de fertilização de CO2” – um termo que descreve como o aumento dos níveis de CO2 na atmosfera pode impulsionar o crescimento das plantas.

 

ClimaInfo, 29 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)