Degradação florestal é principal responsável pela perda de carbono nas Áreas Protegidas da Amazônia

28 de janeiro de 2020

A degradação florestal – e não o desmatamento – é o fator responsável pelas emissões de carbono das Terras Indígenas e Áreas Protegidas de sete países amazônicos, escreve Ana Carolina Amaral, na Folha, comentando um artigo publicado ontem na revista científica PNAS.

Mais de 75% das perdas de estoques de carbono em Áreas Protegidas e Terras Indígenas da Amazônia foram causadas pela retirada seletiva de algumas espécies de árvores.

“A gente sempre imagina que o desmatamento é a grande causa da perda de carbono, mas nas áreas protegidas a degradação é maior que o desmatamento. Embora a proporção seja menor [do que as emissões de carbono em outras áreas da Amazônia], a gente precisa pensar em políticas sobre degradação”, diz Cícero Augusto, pesquisador do ISA e coautor do estudo (pre-print em português neste link).

Já no cômputo geral amazônico, a proporção das emissões de carbono é muito menor nas Áreas Protegidas e Terras Indígenas, já que 89% das emissões na Amazônia brasileira aconteceram foram dessas áreas até 2016.

A EurekAlert registrou a fala de um dos autores, Tuntiak Katan, da COICA (Congresso das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica): “Nossa pesquisa revela o que os Povos Indígenas da Amazônia estão reportando aos seus líderes. Os governos estão enfraquecendo as proteções ambientais, violando os direitos existentes sobre a Terra Indígena e incentivando a impunidade no Estado de Direito. A situação está pondo em risco a existência de nossos Povos e nossos Territórios, que contêm as florestas mais densas em carbono do mundo”.

 

ClimaInfo, 28 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar