As grandes perguntas da ciência climática para esta década

ciência climática

É inegável que a ciência climática deu um salto nos últimos dez anos, assim como é inegável que questões relevantes continuam pedindo mais investigações, dados e descobertas. Chelsea Harvey, da ClimateWire, conta mais sobre as quatro grandes áreas a serem pesquisadas:

– O Ártico e seus mistérios: parece existir uma correlação entre o aquecimento no Ártico, as mudanças no jet-stream polar e as fortes ondas de calor que assolaram o hemisfério norte nestes últimos tempos. Correlação não é causa e Harvey aponta que há muita pesquisa a ser feita para estabelecer não só esta como outras consequências de um Ártico mais quente.

– Oceanos e gelo: a elevação do nível do mar é uma das maiores ameaças da mudança do clima. Ela depende, basicamente, do derretimento das camadas de gelo da Groenlândia e da Antártica. Harvey escreve que “estudos recentes de satélite descobriram que a perda de gelo em ambos os locais está se acelerando. A Antártica está perdendo cerca de três vezes mais gelo do que nos anos 90, enquanto as perdas na Groenlândia podem ser até sete vezes maiores do que o eram nas décadas anteriores.” Ela conta que ainda existem muitas perguntas em aberto sobre o tema.

– Eventos Extremos: aconteceram avanços importantes na ciência da atribuição, associando a mudança do clima a eventos extremos, como secas e inundações, furacões e incêndios. Apesar disso, há muito a ser feito em termos de conhecimentos e modelagens para se avançar na possibilidade de se poder fazer previsões.

– Projetando o futuro: prever o aquecimento global depende fundamentalmente de sabermos qual é a sensibilidade da Terra às emissões de gases de efeito estufa ou, dito de outra maneira, quanto a Terra esquenta a atmosfera em função de uma certa quantidade de emissões. Modelagens recentes indicam que o planeta é bem mais sensível do que se previa. Harvey acha que é fundamental conhecer melhor esta sensibilidade, sem a qual, a margem de incerteza dos modelos continuará grande e nossa capacidade de previsão continuará a ser pequena.

A Scientific American republicou o artigo de Harvey.

 

ClimaInfo, 30 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)