Entregar a CAPES para um criacionista é como colocar um negacionista à frente da política climática

Benedito Aguiar Neto CAPES

Benedito Aguiar Neto é o novo presidente da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão que zela pela expansão e consolidação da pós-graduação em todo o país. Subordinado ao ministério da educação, o órgão gere uma fatia importante das bolsas de estudo e da complementação.

Negando o que diz e comprova a ciência desde de Charles Darwin, Aguiar Neto defende o criacionismo, que reza que um universo tão complexo só poderia ter sido originado por um ser muito inteligente, ou seja, Deus, e advoga que as aulas de ciência deveriam apresentar as duas teses.

O criacionismo ou design inteligente não passa no primeiro teste do método científico: aplicar a hipótese para fazer previsões mensuráveis e comprovar experimentalmente que funciona.

Não se sabe o que Aguiar pensa sobre o aquecimento global. Mas não causa espanto o governo Bolsonaro defender sistemas doutrinários quase medievais. Hélio Schwartsman comentou a indicação na Folha.

Em tempo: No ano passado, enquanto reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, Aguiar censurou a realização de um debate que discutiria a reforma da Previdência com a participação de Guilherme Boulos, do PSOL. Também no ano passado, proibiu a participação das editoras Boitempo e Contracorrente em uma feira de livros organizada por um centro acadêmico da universidade.

 

ClimaInfo, 30 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)