Entregar a CAPES para um criacionista é como colocar um negacionista à frente da política climática

30 de janeiro de 2020

Benedito Aguiar Neto é o novo presidente da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão que zela pela expansão e consolidação da pós-graduação em todo o país. Subordinado ao ministério da educação, o órgão gere uma fatia importante das bolsas de estudo e da complementação.

Negando o que diz e comprova a ciência desde de Charles Darwin, Aguiar Neto defende o criacionismo, que reza que um universo tão complexo só poderia ter sido originado por um ser muito inteligente, ou seja, Deus, e advoga que as aulas de ciência deveriam apresentar as duas teses.

O criacionismo ou design inteligente não passa no primeiro teste do método científico: aplicar a hipótese para fazer previsões mensuráveis e comprovar experimentalmente que funciona.

Não se sabe o que Aguiar pensa sobre o aquecimento global. Mas não causa espanto o governo Bolsonaro defender sistemas doutrinários quase medievais. Hélio Schwartsman comentou a indicação na Folha.

Em tempo: No ano passado, enquanto reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, Aguiar censurou a realização de um debate que discutiria a reforma da Previdência com a participação de Guilherme Boulos, do PSOL. Também no ano passado, proibiu a participação das editoras Boitempo e Contracorrente em uma feira de livros organizada por um centro acadêmico da universidade.

 

ClimaInfo, 30 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar