OMS declara Emergência Global frente à epidemia do coronavírus na China

31 de janeiro de 2020

A epidemia do coronavírus já afetou quase 8 mil pessoas e provocou a morte de 170 delas. O centro da epidemia é a cidade chinesa de Wuhan e praticamente todos os casos são de moradores da província. O vírus se espalha por meio de pessoas que estiveram ou tiveram contato com gente que passou por lá. Segundo a BBC, é a sexta vez que a OMS dá este tipo de alerta desde a criação do dispositivo, em 2005. O diretor-geral da entidade, Tedros Ghebreyesus, fez o anúncio explicando que “a principal razão (para a declaração de emergência) não é o que está acontecendo na China, mas o que está acontecendo em outros países. Nossa maior preocupação é com o potencial do vírus atingir países com sistemas de saúde mais frágeis.”

A OMS define uma Emergência Global como um “evento extraordinário que constitui um risco à saúde pública para outros Estados por meio da disseminação internacional de doenças e potencialmente exige uma resposta internacional coordenada”, recomendando às autoridades de saúde do mundo inteiro o aumento do monitoramento da doença e a prontidão em adotar medidas de contenção rapidamente.

No meio de muita notícia e rumores, especialistas da OMS disseram que, até agora, não há nada que interfira em trocas comerciais ou em viagens internacionais para a China. “A OMS não recomenda limitações de comércio ou de movimento”, declarou Ghebreyesus.

A OMS batizou o vírus de “2019-nCoV”.

As outras vezes em que a OMS declarou uma emergência destas foram: 1) a gripe suína provocada pelo vírus H1N1 em 2009; 2) a pólio, em 2014; 3) o Ebola em 2014 e também no ano passado; e 5) na epidemia de Zika em 2016 que passou por aqui com consequências trágicas.

O El País registrou que a Rússia fechou seus mais de 4.000 km de fronteira com a China. O Valor repercutiu o aviso da Air France – KLM de que estavam suspendendo os voos à China. Vários jornais, dentre os quais o Valor, estão acompanhando o impacto da epidemia nas bolsas internacionais. Ontem, o Ibovespa operou em forte queda e o dólar fechou em ligeira alta. Vale registrar que os principais veículos da mídia estão dando manchetes diárias sobre o vírus – ver, por exemplo, Folha, Estadão e O Globo.

 

ClimaInfo, 31 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar