A importância da biodiversidade das matas brasileiras

2 de fevereiro de 2020

O país não faz muita ideia do que está perdendo: 533 árvores a cada minuto na bacia do Rio Xingu; na Amazônia, quase 10 mil km2 de floresta sumiram no ano passado. A vegetação nativa do Cerrado está desaparecendo rapidamente dando lugar a soja, pastos e até eucaliptos.

Nurit Bensusan escreveu para o ISA sobre a importância da biodiversidade global e listou, ainda, os ecossistemas ameaçados mundo afora: “Os bosques de algas submarinas do Alasca, o Mar de Aral no Uzbequistão, as florestas de acácias da bacia do Rio Senegal, os Fynbos do Cabo na África do Sul, as turfeiras da Renânia na Alemanha e os pântanos do estuário do Muray-Darling na Austrália”, só para citar alguns. O motivo do artigo é a COP da Biodiversidade deste ano e a importância de que os países cheguem a um acordo sobre “as metas da convenção para os próximos 10 anos, em um cenário de crise do multilateralismo e seus instrumentos”.

Em tempo: a preparação da COP da Biodiversidade será realizada em Roma, e não mais na China, por conta da epidemia do coronavírus. A importante reunião preparatória acontecerá de 24 a 29 de fevereiro. A notícia é da Climate Change News.

 

ClimaInfo, 03 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar