Uma realidade cada vez mais difícil de se negar

Austrália

Eventos como os incêndios devastadores na Austrália evidenciam que os efeitos da mudança do clima não são previsões para um futuro distante, mas sim parte do dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Se tem algo positivo a se tirar disso é que a realidade da crise climática está se tornando cada vez mais dura e dramática para se negar. Por exemplo, o cientista Michael Mann comenta no Guardian que a destruição causada pelos incêndios galvanizou a opinião pública da Austrália contra o negacionismo climático que vem sendo promovido por sucessivos governos conservadores e catalisado pelo império de comunicação do magnata Rupert Murdoch.

“Falar às pessoas para ignorar o alarme de incêndio não funciona tão bem assim quando elas podem sentir o calor, com as chamas consumindo seu país e com uma fumaça tão grande que deu a volta completa pelo mundo”, escreve Mann.

Não sabemos se essa conscientização maior resultará em pressão por mais ação climática, mas ela pode ser o gatilho para mudar a forma como enxergamos nossa vulnerabilidade à crise climática. Se isso acontecer, felizmente o trabalho dos negacionistas ficará muito mais difícil.

 

ClimaInfo, 05 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)