Desmatamento continua aumentando na Amazônia

4 de fevereiro de 2020

2020 teve o janeiro com maior área de alertas de desmatamento registrados pelo sistema DETER, do INPE, desde do início da operação do sistema, em 2015. Com isso, o total de alertas dos 6 meses que vão de agosto de 2019 até o último janeiro chegou a 4.707 km2, mais do que o detectado ao longo de todo o ano de 2018 (4.571 km2) e 2017 (4.640 km2), confirmando a tendência de aceleração do desmatamento.

Claudio Angelo, do Observatório do Clima, ecoou a preocupação de muita gente: “O período compreendido entre novembro e abril é geralmente o de redução no ritmo das derrubadas, devido à estação de chuvas (o ‘inverno’) na Amazônia. Se nada for feito para refrear as motosserras, quando a seca chegar, nos meses de maio, junho e julho, o Brasil terá mais um ano de desmatamento recorde – e bem pior do que o ano passado.”

 

ClimaInfo, 04 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar