E os micos do Brasil na COP25 seguem rendendo…

COP25

O climatologista William Moomaw, autor principal de cinco relatórios do IPCC e um dos recipientes do Prêmio Nobel da Paz em 2007, não economizou palavras na hora de criticar a atuação do governo brasileiro nas negociações climáticas da recente COP25, como relata Ana Estela de Sousa Pinto, na Folha.

“Deu vergonha ver estes governos [Brasil e Austrália] tentando ludibriar o sistema”, critica Moomaw, aludindo à insistência do Brasil em permitir a dupla contagem de redução de emissões durante a Conferência do Clima de Madri (COP25), em dezembro passado. O cientista também classificou a desistência do Brasil de sediar a COP25 como uma “aberração diplomática”.

Ele também defendeu que apenas florestas maduras podem ser efetivas na captura de carbono no curto prazo e, consequentemente, na redução imediata da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Por isso, Moomaw ressalta a importância de se manter as florestas existentes em pé e de combater o desmatamento, e reforça as críticas ao Brasil por conta do aumento recente da destruição florestal na Amazônia.

 

ClimaInfo, 05 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)