Nova Zelândia ferve com o aumento da temperatura do mar

4 de fevereiro de 2020

A onda de calor extremo que incendiou a Austrália chegou à Nova Zelândia. A temperatura passou de 35°C na Ilha do Norte e temia-se que passasse de 40°C na costa leste. Segundo um aviso do NIWA (Instituto Nacional da Água e Pesquisa Atmosférica), “as temperaturas quentes do mar no Pacífico podem levar a sistemas climáticos mais destrutivos na segunda quinzena de fevereiro. Uma mancha persistente de temperaturas oceânicas mais quentes do que a média está rumando para o norte da Nova Zelândia e pode enviar fortes sistemas de baixa pressão para baixo em nossa direção”. O meteorologist Ben Noll, do NIWA, disse ao NewsHub que “os mares frios que sempre estiveram presentes aqui ao norte da Austrália foram substituídos por mares mais quentes. E isso significa que haverá uma mudança geral no que está regulando nosso clima”. Mares e a atmosfera mais quentes são ingredientes para sistemas climáticos tropicais como os ciclones.

Em janeiro, pesquisadores neozelandeses haviam detectado uma massa de água quente se movendo no Pacífico Sul, rumo à Nova Zelândia, no sentido Nordeste-Sudoeste. Eles falavam em temperaturas até 6oC acima do normal para a época à leste das ilhas. A notícia saiu no ScienceAlert.

 

ClimaInfo, 04 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar