Trump diz querer plantar bilhões de árvores, mas não menciona a mudança climática

Trump árvores

Trump fez ontem o tradicional discurso sobre o Estado da União sem mencionar as palavras clima e mudança juntas, mas retomando o que disse em Davos, que pretende apoiar o plantio de bilhões de árvores. “Para proteger o meio ambiente, há dias, anunciei que os Estados Unidos se unirão à Iniciativa Um Trilhão de Árvores, um esforço ambicioso para reunir o governo e o setor privado para plantar novas árvores na América e em todo o mundo.” A Vox e o The Hill comentaram o discurso.

Já o britânico The Independent trouxe a palavra do pré-candidato democrata, Bernie Sanders: “Por mais importante que seja responder ao que o Presidente Trump disse hoje à noite, é igualmente importante discutir sobre o que Trump se recusou a falar. No ano de 2020, como pode um presidente dos Estados Unidos fazer um discurso sobre o Estado da União e não mencionar as mudanças climáticas?”

Em tempo: o The Guardian publicou um artigo do jornalista Bill McKibben falando sobre o Canadá do primeiro ministro Justin Trudeau. Se referindo à exploração do óleo e gás dos folhelhos ultrapesados canadenses, McKibben descreve o país como “um território que tem 0,5% da população da Terra e planeja utilizar quase um terço do orçamento de carbono restante do planeta.” O título do artigo é “Quando se trata de hipocrisia climática, os líderes do Canadá atingiram um novo patamar inferior”.

 

ClimaInfo, 06 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)