Mudança climática é importante fator de propagação da gripe

gripe

As variações meteorológicas bruscas estão ficando mais comuns conforme avança a emergência climática, aumentando os riscos de propagação dos vários tipos de vírus da gripe.

Em um trabalho que acaba de ser publicado na Environmental Research Letters, pesquisadores examinaram uma década de dados de gripes e da meteorologia nos EUA, China, Itália e França. Eles analisaram temperaturas, padrões meteorológicos e os registros de saúde de um total de quase 8.000 dias entre 1997 a 2018. Os pesquisadores descobriram que anos com variações climáticas intensas nos meses do outono no hemisfério Norte favorecem a propagação dos vírus da gripe, provocando um número grande de casos no início da estação da gripe que continuou a crescer durante todo o inverno.

Uma das autoras, Zhaohua Wu, da Universidade da Flórida, contou para o E360 Yale, que “os dados históricos da gripe de diferentes partes do mundo mostraram que a propagação da epidemia de gripe esteve mais ligada à rápida variabilidade do tempo, o que implica que o sistema imunológico humano, que se enfraqueceu no inverno devido às rápidas mudanças climáticas, torna uma pessoa mais suscetível ao vírus da gripe”.

 

ClimaInfo, 07 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)