Como fazer o setor privado ser efetivo contra o aquecimento global

setor financeiro

O setor privado poderia ser mais decisivo na luta contra as mudanças climáticas, indo além da elaboração de relatórios de sustentabilidade. Ou, dito de outra maneira, como transferir a mudança climática destes relatórios para os balancetes financeiros?

Natasha Landell-Mills, no Financial Times, aponta 5 medidas para que as empresas e corporações mudem a maneira como reportam suas finanças de modo a refletir as ações de mitigação e adaptação que estão tomando para proteger seus negócios.

  1. A alocação do capital precisa refletir as consequências da mudança do clima sobre seus negócios. Deixando o clima de lado, uma térmica fóssil pode parecer um excelente negócio pelas margens de lucro e pelos prazos longos dos contratos de venda de eletricidade. Inclua a possibilidade de uma taxação sobre as emissões e o negócio deixa de ser brilhante. Mas é preciso mais, as empresas precisam começar a mostrar qual seria seu lucro e seus ativos em um cenário de um clima sustentável.
  2. As quatro corporações internacionais de auditoria – PwC, KPMG, EY e Deloitte – bem como as grandes em cada mercado local, precisam reportar claramente quando os balanços financeiros podem ser impactados pela transição para uma economia de baixo carbono. Informariam, assim, investidores e acionistas em como avaliar os riscos e a direção para onde os capitais estariam migrando.
  3. Acionistas precisam votar contra diretores e auditores que falharem em agir contra as mudanças climáticas. Deveriam derrubar diretorias que tomam ações que aumentem as emissões ou que não levem em conta os riscos climáticos.
  4. Os grandes fundos de ativos têm um papel fundamental. Firmas como a BlackRock, Vanguard e State Street precisam apoiar apenas diretores que alinhem suas estratégias corporativas com as metas de descarbonização até 2050.

5. As agências de rating e de risco – S&P, Moody’s e Fitch – têm o poder de influenciar o custo de capital das empresas. Se elas incluíssem a mudança do clima, o setor dos fósseis seria obrigado a aumentar os preços dos seus produtos enquanto os de indústrias limpas diminuiriam. Estas agências precisam se comprometer com isso.

 

ClimaInfo, 11 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)