Crise climática no tapete vermelho do Oscar

Oscar

A 92ª cerimônia do Oscar não se resumiu apenas ao reconhecimento histórico do filme sul-coreano “Parasita”, que arrebatou quatro estatuetas, entre elas as de Melhor Direção e Melhor Filme. A crise climática esteve presente nos discursos e na vestimenta de muitos artistas na noite de domingo (9/2), em Los Angeles.

Joaquin Phoenix, premiado como Melhor Ator, fez um discurso apaixonado sobre injustiça social e a crueldade da indústria de laticínios: “Muitos de nós somos culpados por uma visão egocêntrica do mundo, na qual acreditamos que somos o centro do universo”, disse o ator de “Joker”, que é vegano e defende essa opção como alternativa ao consumo de carne, associado tanto à crueldade com animais quanto ao impacto da pecuária nas emissões globais de gases de efeito estufa.

Outra premiada da noite, a atriz Laura Dern, também ressaltou a questão climática: “Temos um planeta a salvar, por isso eu rezo para que todos nós possamos nos focar, juntos, em algo que vai além da política – o nosso lar”.

No tapete vermelho, Phoenix e outros artistas, como Jane Fonda e Elizabeth Banks, ressaltaram que estavam vestindo roupas de premiação usadas. Outros se associaram à iniciativa “Red Carpet Green Dress”, que encoraja celebridades e estilistas a utilizarem designs mais sustentáveis para as roupas.

 

ClimaInfo, 12 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)