“A única incerteza é sobre quanto tempo ainda vamos durar” – o pior cenário para o clima em 2050

clima

O Observer traz um extrato de um novo livro, The Future We Choose, dos “arquitetos do Acordo de Paris pelo clima”, que oferece “duas visões contrastantes sobre como o mundo poderá ser daqui a 30 anos”.

Christiana Figueres, ex-chefe da Convenção Clima da ONU (UNFCCC), escreve: “O desaparecimento da espécie humana está sendo cada vez mais discutido”. Para muitos, a única incerteza é quanto tempo vamos durar, quantas gerações mais verão a luz do dia”. Os suicídios são a manifestação mais evidente do desespero predominante, mas há outras indicações: um sentimento de queda em um poço sem fundo, de culpa insuportável e de ressentimento feroz relativo às gerações anteriores que não fizeram o necessário para afastar esta calamidade desenfreada”.

O Observer também traz uma entrevista com Figueres. Ela diz: “Esta é a década em que, ao contrário de tudo o que a humanidade já viveu antes, temos tudo ao nosso alcance. Temos o capital, a tecnologia, as políticas. E temos o conhecimento científico para entender que temos de reduzir à metade as nossas emissões até 2030. Portanto, estamos enfrentando a bifurcação de maiores consequências no caminho”.

 

ClimaInfo, 18 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)