Marcas globais ignoram desmatamento causado pelas commodities que utilizam

desmatamento e marcas globais

O pessoal da Global Canopy soltou um relatório sobre empresas que compram produtos associados ao desmatamento. Segundo Sarah Rogerson, uma das autoras, “muitas das marcas mais conhecidas do mundo são cúmplices na destruição das florestas tropicais, o que prejudica a nossa capacidade de combater as mudanças climáticas globais. Estas empresas estão fazendo vista grossa ao desmatamento causado pela sua demanda ou pelas mercadorias que utilizam, e não reconhecem publicamente a sua responsabilidade de agir”.

Destaques do relatório por setor de atividade:

– Varejo: Amazon; a cadeia de supermercados holandesa Spar; e o conglomerado de Hong Kong CK Hutchison.

– Moda: a britânica Capri Holdings (inclui grifes como Versace, Jimmy Choo e Michael Kors); a suíça Bata; a holandesa Bestseller (Jack & Jones); e a TJ Maxx.

– Alimentos: a Tyson Foods americana; a francesa Groupe Lactalis; os fabricantes japoneses do molho shoyu Kikkoman, do molho de tomate Bertolli e do Yakult. As grandes traders: Cargill, ADM, LDC e Bunge aparecem, mas sem muito destaque.

– Manufaturas: a maior moveleira do mundo, a americana Ashley Furniture; e a Samsonite International, baseada em Hong Kong.

Entre as nacionais, aparecem a JBS e a Havaianas

 

ClimaInfo, 18 de fevereiro de 2020.

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