Militante bolsonarista é preso por tentar barrar fiscalização do Ibama

Ibama

No domingo, o trabalho de fiscais do Ibama foi interrompido por Edward Luz que dizia cumprir ordens do ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, proibindo a retirada de invasores da Terra Indígena (TI) Ituna/Itatá, no Pará. O comandante da operação ordenou que Luz saísse da TI e, diante de sua recusa, o algemou e prendeu.

Fabiano Maisonnave, da Folha, conversou com Daniel Azeredo, o procurador da 4ª Câmara – Meio Ambiente e Patrimônio do Ministério Público Federal, que desmentiu Luz: “O antropólogo está sem qualquer razão. A operação do Ibama se desenrola dentro da lei, e ele não pode interferir ou atrapalhar.”

Elida Oliveira, d’O Globo, conta que a Terra Indígena Ituna/Itatá, teve recorde de desmatamento em 2019, um aumento recorde entre as demais terras monitoradas.

Em tempo: o website De Olho nos Ruralistas fala do legado de mortes, escravidão e pedofilia deixado pelas missões comandadas pelo pai do bolsonarista Edward Luz; em 2015, ele (o pai) expôs durante uma CPI da Funai o método a ser utilizado se o governo proibisse a pregação do evangelho: “Vamos banhar a semente em sangue se for preciso”.

 

ClimaInfo, 18 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)