Suspenso o licenciamento da mina Guaíba de carvão, no RS

27 de fevereiro de 2020

O processo de licenciamento do projeto de exploração de carvão Guaíba foi suspenso por ordem judicial na última sexta-feira (21). O motivo foi a não inclusão, no EIA-RIMA, da comunidade indígena Aldeia TeKoá Guajayvi, localizada na região do empreendimento. A juíza que deu a ordem de suspensão entendeu que era preciso uma análise conclusiva da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) sobre possíveis impactos.

É mais um empecilho no caminho de um projeto polêmico que prevê a mineração de carvão a céu aberto, uma termelétrica e o sonho de um polo carboquímico. O projeto carrega o enorme risco de poluir o Parque Estadual Delta do Jacuí, crucial para manutenção da qualidade da água que abastece Porto Alegre. Sem falar que, enquanto o mundo se esforça para se livrar do carvão, o Brasil continua dando R$ 1 bilhão em subsídios e sujando a sua propalada matriz elétrica “limpa”. A notícia saiu no Zero Hora e n’O Globo.

Sobre o futuro do carvão, uma fotografia interessante do caso indiano está em uma matéria da Reuters: “Ao invés de política, a razão (do carvão perder espaço) é, em grande parte, econômica, com os contratos de compra de energia das fontes renováveis agora chegando a níveis em que nem mesmo as usinas a carvão existentes conseguem competir. O carvão está travando uma luta injusta e está perdendo cada vez mais”.

 

ClimaInfo, 27 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar