Estamos brincando de roleta russa com a Floresta Amazônica

Floresta Amazônica

A ciência entende que a Floresta Amazônica corre sério risco de ter parte importante de sua área se transformando em um grande cerrado.

A transformação impactará o clima da América do Sul e, também, do hemisfério. As árvores da Floresta Amazônica compõem um sistema de transporte de água do Atlântico até os Andes. A água cai sob forma de chuva em um ponto e volta para atmosfera pela evapotranspiração das árvores em um ciclo que chega a se repetir seis vezes até alcançar os Andes. O desmatamento e a degradação da floresta reduz o número de árvores e, portanto, reduz o volume de água transportada. Com menos água, perde-se biodiversidade, perde-se a altura das copas em um processo autoalimentado. O que a ciência não sabe é a velocidade do processo e quando ele começa para valer. Esta é a ideia por trás dos “tipping points”, os pontos sem volta, objeto de um artigo que acaba de sair na Nature.

O físico Paulo Artaxo escreve em sua página no Facebook: “Onde estará o “ponto de não retorno” da Amazônia? 30% de desmatamento? 40%? 4 graus de aquecimento? 30% menos de chuva? A resposta a esta pergunta é complexa, mas crítica para o planeta. Quais políticas públicas podem impedir que isso aconteça, com graves consequências ao Brasil e ao Planeta?”. Artaxo alerta: “TODOS dependem criticamente de uma rápida redução de queima de combustíveis fósseis, e da adoção de padrões globais de consumo sustentáveis. Mesmo para o establishment, é claro que isso é necessário. Mas eles estão tentando tirar o máximo de lucro do planeta e de nós, o mais rápido possível e até onde der. A ciência avisa: Não temos muito tempo. Tem que ser já, hoje.”

O título desta nota veio do mesmo artigo, de uma fala do ecologista Paulo Brando, da Universidade da Califórnia em Irvine. Brando explica que não se coloca em dúvida a ameaça de um processo de savanização e que, por não saber onde está a bala, estamos jogando uma roleta russa ambiental com a floresta.

 

ClimaInfo, 28 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)