A mudança do clima acirrou as chuvas que mataram 140 pessoas neste começo de ano

4 de março de 2020

As chuvas deste começo de ano já mataram 140 pessoas e deixaram centenas de desabrigados. Claudio Angelo, do Observatório do Clima, explica a relação destas chuvas recordes com a mudança climática, especificamente com o calorão que fez na Antártica, em um artigo no Colabora. Ele começa falando do calorão antártico, produto de “uma anomalia nos ventos a 5.000 metros de altitude que favorecem a formação de ondas de calor”, e que perturbaram o jet-stream antártico, que passou a se comportar em “meandros, como um desses rios preguiçosos da planície amazônica”. E segue: “Esses meandros (…) têm outro efeito: o de exportar massas de ar frio antártico para as latitudes mais baixas. No caso, para o Atlântico Sul”, o que explica as frentes frias que passaram pelo Brasil nas últimas três, quatro semanas. “Essas frentes frias encontram a chamada Zona de Convergência Intertropical, o fenômeno meteorológico culpado pelas chuvas no Sudeste” com um duplo efeito: fizeram a ZCI ficar quase que parada e potencializaram os efeitos, transformando as chuvas normais para esta época, em tempestades mortais.

Ontem, a contabilização de mortes e desastres foi feita por vários veículos da imprensa, como o Estadão e o El País. A Folha publicou um artigo analisando o aumento de intensidade das chuvas e secas, e outro falando de São Paulo e como a urbanização desordenada contribui no momento das tragédias.

Em tempo: enquanto os recordes aqui são de chuva, a Califórnia acaba de sair do mês de fevereiro mais seco da sua história. Por exemplo, não caiu uma gota de chuva em São Francisco em todo o mês. Lá, segundo o New York Times, 90% da chuva costumava cair entre outubro a abril.

 

ClimaInfo, 5 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar