JBS e Marfrig compram bois de acusado de chacina

JBS e Marfrig

André Campos, do Repórter Brasil e Don Phillips, do The Guardian, revelaram que a JBS e a Marfrig compraram bois de um fazendeiro acusado de ser o mandante do massacre de Colniza em 2017, quando 9 trabalhadores rurais foram torturados e mortos.

A matéria conta que “Valdelir João de Souza está foragido da Justiça há mais de dois anos, mas continua criando gado em uma área ocupada ilegalmente em um assentamento da reforma agrária em Rondônia. Ao longo de 2018, Souza vendeu gado a pecuaristas da região que, por sua vez, forneceram animais a dois dos maiores frigoríficos brasileiros: a JBS e a Marfrig”.

Os frigoríficos assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta se comprometendo a não comprar gado de fazendas autuadas por desmatamento ilegal ou trabalho escravo. Para burlar o TAC, a prática é fazer passar o gado por fazendas limpas antes de vendê-lo aos frigoríficos.

Perguntada pelos repórteres sobre esta “lavagem” de gado, a JBS “classificou como ‘irresponsável’ qualquer tentativa de vinculação do nome da companhia a Valdelir João de Souza. A empresa afirma que ele nunca figurou em sua lista de fornecedores. Além disso, diz não adquirir animais de fazendas envolvidas com desmatamento de florestas nativas, invasão de Terras Indígenas ou Áreas de Conservação ambiental, violência rural, conflitos agrários e que utilizam trabalho forçado ou infantil”. A Marfrig foi um pouco mais transparente dizendo que está se esforçando.

Em tempo: Em abril do ano passado, a Folha e o O Globo noticiaram que a procuradoria buscava outros mandantes do massacre e que “o madeireiro Valdelir João de Souza é apontado hoje como único mandante. Ele está foragido desde o dia da chacina. Souza contratou um grupo conhecido como “encapuzados” para matar os trabalhadores da região (…) Os quatro supostos executores da chacina estão presos, mas nenhum deles foi a julgamento.”

 

ClimaInfo, 4 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)