Justiça britânica rejeita projeto de expansão de aeroporto que não inclui impactos climáticos

4 de março de 2020

Na semana passada a Justiça britânica recusou o projeto de ampliação do aeroporto de Heathrow, o maior da ilha, por este não ter levado em conta o impacto climático do aumento do tráfego aéreo. A disputa judicial se arrastava há 12 anos e a sentença surpreendeu muita gente, inclusive do campo ambiental. Daniela Chiaretti, do Valor, escreve sobre o caso, apontando que o governo britânico deixará de ganhar quase US$ 100 bilhões ao longo de 60 anos devido aos 260 mil voos que a nova pista proporcionaria. A partir de agora, ficou mais difícil projetos de infraestrutura serem apresentados sem levar o clima em consideração. Chiaretti volta os olhos para o Brasil atual: “A questão não é mais lateral na tomada de decisão, empreendimentos têm que ter lastro ambiental adequado. No Brasil, contudo, o governo de Jair Bolsonaro acredita que seu grande problema na área ambiental é de comunicação. Não é. Não se trata de como vender a pílula, mas do que ela contém. É questão de conteúdo, de ação, de postura, de inteligência. Até agora o governo Bolsonaro passou recibo negacionista e inoperante na agenda climática.”

O impacto da sentença foi tema de matérias no The Guardian, Financial Times, The Independent e no New York Times, dentre outros.

 

ClimaInfo, 4 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar