Novidades das energias renováveis no Brasil

4 de março de 2020

Mais vento: Uma joint venture entre a Votorantim Energia e um fundo canadense investirá R$ 2 bilhões em dois complexos eólicos localizados entre o Piauí e Pernambuco. A capacidade dos dois quando prontos será de 1 GW. A notícia saiu no Estadão.

Portfólio mais limpo: A Eneva, empresa dona de ativos da antiga MPX de Eike Batista, fez uma oferta pela AES Tietê. Hoje, o portfólio da Eneva se concentra em térmicas a gás na bacia do Parnaíba e nas térmicas a carvão nos Ceará e Maranhão. Comprando a AES, ela “limpa” um pouco sua carteira, já que esta tem forte participação em hidrelétricas e eólicas. Uma vez aprovada a aquisição, a nova Eneva emitirá menos por unidade de faturamento. A notícia é do Valor.

Biogás de vinhaça: Um dos sonhos mais antigos do mundo da energia renovável é fazer a biodigestão de vinhaça (ou vinhoto) para, ao mesmo tempo, produzir gás combustível e reduzir o volume imenso do resíduo da produção de açúcar e álcool. Em média, para cada litro de etanol, uma destilaria tem que se livrar de 12 litros de vinhaça. Praticamente toda vinhaça é, hoje, usada para fertirrigar as plantações de cana-de-açúcar. Só que há um limite econômico de distância dentro do qual compensa bombear a vinhaça. Ao longo do tempo, muita gente tentou viabilizar um biodigestor para a vinhaça, mas os resultados, até agora, são pífios: uma usina aqui, um biodigestor acolá. Se e quando esta tecnologia se provar viável, a usina poderá usar o gás para gerar mais eletricidade ou até comprimir e vender como GNV, ajudando a resolver uma das maiores dependências dos combustíveis fósseis – o transporte de carga a diesel. Daniel Rossi escreveu no Valor um artigo otimista sobre o tema.

 

ClimaInfo, 4 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar