As calotas polares estão seguindo o pior cenário do IPCC e derretendo 6 vezes mais rapidamente que nos anos 90

12 de março de 2020

As calotas de gelo da Groenlândia e da Antártica estão derretendo seis vezes mais rápido do que nos anos 90, informa o The Guardian, se baseando nas descobertas do que o jornal chamou de “a análise mais completa feita até hoje”. O Guardian acrescenta: “A perda de gelo na Groenlândia e na Antártica está acompanhando o pior cenário de aquecimento global definido pelo IPCC, dizem os cientistas”.

A BBC News informa que a análise se baseou em “uma revisão completa dos dados de satélite adquiridos em ambos os polos”, e acrescenta que a revisão é “inequívoca na sua avaliação das tendências de aceleração [do derretimento], observando que, “a Groenlândia e a Antártica perderam 6,4 trilhões de toneladas de gelo no período de 1992 a 2017. Isto foi suficiente para aumentar o nível global do mar em 17,8 mm”.

A matéria da BBC cita um dos cientistas envolvidos no estudo: “Hoje, os lençóis de gelo contribuem com cerca de um terço da subida do nível do mar, enquanto que nos anos 90, a sua contribuição era bastante pequena, cerca de 5%.”

Os jornais i e MailOnline também escreveram sobre o trabalho.

 

ClimaInfo, 13 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar