As calotas polares estão seguindo o pior cenário do IPCC e derretendo 6 vezes mais rapidamente que nos anos 90

calotas polares

As calotas de gelo da Groenlândia e da Antártica estão derretendo seis vezes mais rápido do que nos anos 90, informa o The Guardian, se baseando nas descobertas do que o jornal chamou de “a análise mais completa feita até hoje”. O Guardian acrescenta: “A perda de gelo na Groenlândia e na Antártica está acompanhando o pior cenário de aquecimento global definido pelo IPCC, dizem os cientistas”.

A BBC News informa que a análise se baseou em “uma revisão completa dos dados de satélite adquiridos em ambos os polos”, e acrescenta que a revisão é “inequívoca na sua avaliação das tendências de aceleração [do derretimento], observando que, “a Groenlândia e a Antártica perderam 6,4 trilhões de toneladas de gelo no período de 1992 a 2017. Isto foi suficiente para aumentar o nível global do mar em 17,8 mm”.

A matéria da BBC cita um dos cientistas envolvidos no estudo: “Hoje, os lençóis de gelo contribuem com cerca de um terço da subida do nível do mar, enquanto que nos anos 90, a sua contribuição era bastante pequena, cerca de 5%.”

Os jornais i e MailOnline também escreveram sobre o trabalho.

 

ClimaInfo, 13 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)