Mulheres negras ausentes das notícias sobre fontes renováveis

mulheres

A Solutions Project atualizou sua pesquisa sobre a presença de mulheres nas notícias sobre fontes renováveis. Ao analisar a presença das mulheres negras norte-americanas, desproporcionalmente afetadas pelas mudanças climáticas e pela poluição atmosférica, a pesquisa identifica que suas histórias quase não aparecem. Em 2019, apenas 6% das notícias e artigos de opinião sobre energia limpa referia-se a questões de equidade e justiça, e apenas 2% referia-se às comunidades negras. O que representou uma queda 10% e 7%, respectivamente, quando comparado ao que se viu em 2018.

O release da Solutions traz outra informação estatística importante sobre a distribuição dos recursos filantrópicos nos EUA: “aproximadamente 95% dos 60 bilhões de dólares anuais de financiamento das fundações americanas vão para organizações lideradas por brancos, enquanto 70% a 80% vão para organizações lideradas por homens. Cerca de metade do financiamento para o clima está concentrado em apenas 20 organizações, com uma demografia que corresponde a essa extrema homogeneidade na liderança.”

A pesquisa também olhou para a presença das mulheres com um todo. A percentagem de notícias e artigos de opinião sobre fontes limpas citando mulheres duplicou em 2019 em comparação com 2018. As mulheres foram citadas em 42% dos artigos no ano passado, 2019, contra os 21% do ano anterior.

A pesquisa pode ser baixada aqui.

 

ClimaInfo, 12 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)