Bancos canalizam trilhões para investimento em empresas fósseis

trilhões

US$ 2,7 trilhões foram para no bolso de empresas que vivem de carvão, petróleo e gás natural por meio das operações de 25 grandes bancos internacionais. Só o JP Morgan respondeu por US$ 220 bilhões. Uma equipe composta por representantes de organizações sem fins lucrativos – a Rainforest Action Network, BankTrack, Indigenous Environmental Network, Oil Change International, Reclaim Finance e o Sierra Club – pegou dados financeiros vindos da Bloomberg e outras fontes e analisou operações de empréstimos, emissão de ações e serviços de subscrição de dívidas entre 2016 e 2019.

O grupo formado pelos 5 líderes do pelotão – JP Morgan Chase, Wells Fargo, Citi e o Bank of America – respondeu por mais de 80% dos recursos.

Alison Kirsch, da Rainforest Action Network, diz que “os dados revelam que os bancos globais não só estão aumentando o financiamento dos combustíveis fósseis em geral, como também estão aumentando o financiamento para as empresas mais responsáveis pela sua expansão”.

O relatório completo pode ser baixado aqui e o release da Rainforest Action Network, aqui. O The Guardian comentou o trabalho.

 

ClimaInfo, 19 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)