Bancos canalizam trilhões para investimento em empresas fósseis

19 de março de 2020

US$ 2,7 trilhões foram para no bolso de empresas que vivem de carvão, petróleo e gás natural por meio das operações de 25 grandes bancos internacionais. Só o JP Morgan respondeu por US$ 220 bilhões. Uma equipe composta por representantes de organizações sem fins lucrativos – a Rainforest Action Network, BankTrack, Indigenous Environmental Network, Oil Change International, Reclaim Finance e o Sierra Club – pegou dados financeiros vindos da Bloomberg e outras fontes e analisou operações de empréstimos, emissão de ações e serviços de subscrição de dívidas entre 2016 e 2019.

O grupo formado pelos 5 líderes do pelotão – JP Morgan Chase, Wells Fargo, Citi e o Bank of America – respondeu por mais de 80% dos recursos.

Alison Kirsch, da Rainforest Action Network, diz que “os dados revelam que os bancos globais não só estão aumentando o financiamento dos combustíveis fósseis em geral, como também estão aumentando o financiamento para as empresas mais responsáveis pela sua expansão”.

O relatório completo pode ser baixado aqui e o release da Rainforest Action Network, aqui. O The Guardian comentou o trabalho.

 

ClimaInfo, 19 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar