A crise do petróleo dispara uma outra crise no setor de etanol

etanol

O preço da gasolina já baixou nos postos, colocando pressão sobre a produção de etanol. Um dos movimentos prováveis é reduzir a produção de etanol e produzir mais açúcar, commodity que está com uma cotação mais estável no mercado internacional. Os exportadores de etanol estão sentindo a mesma queda de demanda que o petróleo. A consultoria Pecege estima que o volume de etanol produzido neste ano será 24% menor do que no ano passado. Assim, Camila Souza Ramos, do Valor, conta que os usineiros foram ao governo federal pedir ajuda.

Inicialmente pediram um prazo de 120 dias para recolher PIS/Cofins, o que lhes ajudaria a ter caixa para começar a nova safra no mês que vem.

A Pecege aponta ainda, que o Renovabio e os CBios associados foram pensados para compensar eventuais quedas no preço do petróleo, quando o etanol perderia competitividade frente à gasolina. Todo o programa está baseado em uma certa projeção de consumo de combustíveis, especialmente a gasolina. Se a demanda por gasolina despencar por conta das quarentenas, a emissão de gases de efeito estufa de sua queima despencará junto e o comitê gestor do Renovabio talvez tenha que refazer algumas contas.

 

ClimaInfo, 25 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)