Cai uso do carvão para energia elétrica em todo o mundo pelo quarto ano consecutivo

27 de março de 2020

Pelo quarto ano consecutivo os principais indicadores de desempenho da geração à carvão caíram: a quantidade de início de construções, a capacidade das plantas autorizadas a serem construídas e a capacidade das plantas em estágio de planejamento.

As térmicas a carvão geraram 3% menos energia em 2019 quando comparado a 2018. Elas ficaram pouco mais da metade do tempo sem operar, um novo recorde.

A Global Energy Monitor publicou a edição 2020 do seu relatório sobre o setor. O que ainda sustenta o combustível fóssil é a China. Nos países da OCDE, a capacidade instalada a carvão cai continuamente desde 2011. A quantidade de projetos de novas térmicas também continua em queda: na Índia metade foi cancelada, no Sudeste Asiático 22%, na África 40% e na América Latina 60%.

O perigo agora são os pacotes de estímulo à economia pós COVID-19. Este mês, a China aprovou mais capacidade do que em todo o ano passado.

Um artigo da Reuters lembra que o consumo de carvão precisa cair 80% em todo o mundo para ajudar a limitar o aquecimento global em 2°C. Vale ler o artigo da Indian Express a respeito.

Em tempo: Ainda neste mês, a última planta a carvão do estado de Nova York deve fechar. Uma matéria interessante no New York Times fala dos problemas que isto trará para a comunidade que vive em seu entorno.

 

ClimaInfo, 27 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar