O ar respirável da quarentena em São Paulo

São Paulo poluição do ar

Os paulistanos estão surpresos com seu céu. Nas redes sociais pipocam fotos de um azul que poucos se lembram ter visto na cidade. A redução da poluição da atmosfera da cidade se deve à quarentena que reduziu o trânsito de veículos particulares a um volume semelhante ao dos momentos dos jogos do Brasil nas Copas do Mundo. Se deve, também, à redução da circulação de ônibus definida pelas prefeituras da região metropolitana.

Ana Carolina Amaral, na Folha, e o pessoal do Mídia Ninja, falaram com especialistas que estimam uma queda na poluição da região entre ⅓ e metade dependendo da duração da quarentena.

André Ferreira, do IEMA, explica que “caíram especialmente as emissões de poluentes como monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio. A emissão de material particulado (PM) também caiu, embora seja uma queda menor”. Ele explica que o PM vem de veículos a diesel que reduziram a circulação, mas não pararam. Os dois primeiros poluentes vêm mais dos carros que, estes sim, circularam muito menos.

Mariana Veras, pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP, disse que “somos vilões e vítimas da poluição do ar, já que nossa saúde é impactada nisso”. Para ela, existem tecnologias disponíveis para que a sociedade possa decidir as melhores escolhas sobre o transporte e a matriz energética, responsáveis pela poluição do ar.

 

ClimaInfo, 30 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)