Bolsonaro seria preso se fosse húngaro

bolsonaro preso

Na Hungria, quem divulgar informações erradas sobre a epidemia de coronavírus pode ser preso, segundo lei aprovada neste final de semana pelo parlamento. Bolsonaro correria sério risco se morasse lá.

O The Guardian informou que na mesma sessão o parlamento autorizou o presidente Viktor Orban a governar por decreto, sem precisar do Congresso, colocando a democracia em outro patamar de risco, o que parece ser um desejo do nosso presidente.

Trump, outro ídolo do presidente, mudou radicalmente o discurso em pouco tempo e decretou quarentena em várias cidades dos EUA até o final de abril. Ele deve achar que a vida de seus eleitores vale mais do que a economia. A notícia saiu nos Estadão, Valor, O Globo e na Folha.

Nestes últimos dias, a Argentina e a Itália prorrogaram a quarentena até o meio do mês que vem. Aqui, na contramão do preconizado e do que acontece na Itália e Espanha, três estados, Santa Catarina, Mato Grosso e Rondônia, mandaram reabrir o comércio. No Rio, o prefeito autorizou parte do comércio a voltar a funcionar. Na mesma toada, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) acha que daria para alguns setores voltarem a funcionar desde que respeitando normas de distância e limpeza.

Uma notícia tão preocupante quanto esperada é a alta ocupação dos leitos nas UTIs em todo o país, indicando que o sistema está, de fato, à beira do colapso. Vale ler a matéria com os números d’O Globo.

 

ClimaInfo, 31 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)