COP26 adiada para 2021

COP26 ADIADA

Juntos, a Convenção do Clima e os governos do Reino Unido e da Itália anunciaram o adiamento da Conferência deste ano para o ano que vem por causa da pandemia do coronavírus.

A COP26 seria realizada em novembro em Glasgow, na Escócia, em parceria com a Itália. Ainda não foi definida uma nova data. O anúncio foi feito no site do governo britânico.

A COP26 é extremamente importante no calendário do Acordo de Paris. Nela, os países deverão apresentar seus novos compromissos climáticos que, de comum acordo, devem ser mais ambiciosos do que os apresentados em 2015, em Paris. Japão e Rússia, nestas últimas semanas, anunciaram que, na prática, não vão aumentar nada.

Chloé Farand e Alister Doyle, no Climate Change News, trazem declarações dos organizadores da COP26 e acrescentam que as reuniões preparatórias que ocorreriam ao longo do ano também estão sendo adiadas.

Ana Carolina Amaral, na Folha, comentou o adiamento e lembrou que, na semana passada, a COP15 da Convenção da Biodiversidade também tinha sido adiada.

No Estadão, Giovana Girardi relata: “A secretária executiva da UNFCCC, Patricia Espinosa, comentou que neste momento a COVID-19 é a ‘ameaça mais urgente que a humanidade enfrenta atualmente’, mas pediu que os países não esqueçam que a ‘mudança climática é a maior ameaça que a humanidade enfrenta a longo prazo’”.

 

ClimaInfo, 2 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)