Novo CONAMA de Salles nunca se reuniu

CONAMA

Há quase um ano, o governo desmontou o antigo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e inventou outro, muito menor e menos representativo. Como que para confirmar que o ministro não vê a menor necessidade deste Conselho, não houve uma única reunião em seus dez meses de existência.

O pessoal d’O Eco lembra que “as alterações reduziram o número de conselheiros de 96 para apenas 22 e aumentaram a participação proporcional de representantes do governo federal de 30% para 41%, enquanto diminuiu a da sociedade civil em 4 pontos percentuais, de 22% para 18%.” E mais, aqueles conselheiros da sociedade civil que eram escolhidos em eleições, passaram a ser sorteados.

Para Carlos Bocuhy, presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, “a nova norma destrói condições essenciais para a atuação eficiente da representação da sociedade civil, ao volatizar por meio de mandatos relâmpago as possibilidades de evolução por experiência.”

Em tempo: para comemorar o dia da mentira, o Observatório do Clima publicou um texto estrelado por Salles. É totalmente fake, mas sem ódio no coração. Vale as gargalhadas que provoca.

 

ClimaInfo, 2 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)