Filadélfia retira asfalto para aliviar o sistema de drenagem

12 de abril de 2020

Para desafogar as redes de drenagem da cidade, a prefeitura de Filadélfia apostou em jardins de chuva. Quando uma tempestade cai sobre uma cidade impermeabilizada, o sistema de bueiros e drenagem se enche. Quando isso acontece, para evitar que as águas inundem ruas e casas, elas são desviadas para o sistema de esgotos. E, para evitar o estrangulamento do sistema de esgoto, águas e esgotos são desviados para córregos selecionados que acabam desaguando no Atlântico.

Desde 2011, um programa de US$ 4,5 bilhões e 35 anos pretende evitar que as águas das chuvas sobrecarreguem o sistema de drenagem. O programa é baseado nos jardins de chuva, que trocam asfalto e concreto por jardins por onde a água possa penetrar no solo. A meta é evitar ⅓  dos 50 milhões de m3 que a cidade tipicamente manda para o oceano anualmente. Nos primeiros 5 anos do programa, já houve uma redução de 6,5 milhões de m3. A notícia saiu no Washington Post.

Por aqui, em escala bem menor, há jardins de chuva brotando em São Paulo, Goiânia e Recife, dentre outras cidades.

Vale lembrar que, em muitos lugares, a mudança do clima trará tempestades cada vez mais fortes.

 

ClimaInfo, 13 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar