Segunda geração de nuvens de gafanhotos é ainda maior

12 de abril de 2020

As imensas nuvens de gafanhotos que se espalharam pelo leste da África se reproduziram, e a 2ª geração, ainda maior que a primeira, está saindo da Somália em busca de vegetação fresca. Agora é a época em que a vegetação brota junto com as chuvas da estação. Segundo a AP, estima-se que a nova geração chegará a ter 20 vezes o tamanho daquela que já devastou áreas de Somália, Etiópia, Sudão e Quênia no começo do ano. E que esta deve estender a ameaça para Djibouti, Eritrea, Tanzânia e Congo.

A essa praga, se soma o coronavírus que está se espalhando pela região e a decretação de quarentena. Isto significa que os esforços, muitas vezes insuficientes, para o combate aos gafanhotos, agora, com os agricultores fechados em casa, se reduziram a quase nada.

Se as condições climáticas continuarem favoráveis, uma 3ª geração surgirá em maio, provocando danos ainda maiores ao longo de junho e julho.

 

ClimaInfo, 13 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar