Aquecimento global ameaça 90% da fauna da Amazônia

13 de abril de 2020

“No meio do século, grandes áreas da Amazônia terão entre 80% e 100% de suas espécies de animais abruptamente expostas a temperaturas jamais experimentadas por elas. Algumas podem não resistir e se extinguir, provocando um efeito-cascata em todo o ecossistema”, escreve Claudio Angelo, do Observatório do Clima, no Colabora, sobre um trabalho publicado pela Nature na semana passada.

O trabalho mostrou que muitas espécies estão vivendo próximas do limite térmico suportado por seus organismos. O ClimaInfo publicou uma nota a respeito falando dos impactos ao redor do mundo.

Claudio Angelo colocou sua lupa nos ecossistemas: “Regiões como a Amazônia, o Sahel, o noroeste da Austrália e o Sudeste Asiático poderão ter 90% de suas comunidades de animais empurradas para além do limite de temperatura no qual elas evoluíram por milhares de anos. Pior ainda: em muitos casos a virada será abrupta, ou seja, ocorrerá em intervalos de tempo muito curtos, de uma década ou menos. É o caso da Amazônia, onde a maior parte das espécies entra na zona quente por volta de 2050.”

Claudio destaca o inédito do trabalho, que olha para a complexa teia das espécies que compõem os ecossistemas e como o impacto sobre algumas destas acaba se amplificando por todo o sistema. Ele cita um dos autores do trabalho, Alex Pigot: “A exposição marca o ponto a partir do qual nós entramos em território desconhecido e nossa incerteza sobre a capacidade de uma espécie sobreviver na natureza aumenta dramaticamente.”

 

ClimaInfo, 13 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar