O “pibinho” de 2019 deixará saudades

14 de abril de 2020

Mal passou um mês do anúncio do “pibinho” e já deve ter gente com saudades. No começo de março, ficou-se sabendo que a economia brasileira havia crescido 1,1% em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro. Na medida em que a “corona-crise” foi derrubando economia após economia, a previsão de um crescimento acima de 2% foi diminuindo. Nestes últimos dias, o ministro Guedes disse esperar uma queda de 4%, e o Banco Mundial fala de uma queda de 5%.

O Valor ouviu economistas e analistas de mercado: enquanto a Fitch Ratings é mais otimista dizendo que a economia “só” encolherá 2%, a JGP Gestão de Recursos acha que o tombo será de 6%. Com a economia global prestes a entrar em recessão ou já mergulhada nela, as exportações das commodities brasileiras para China e Europa deve cair drasticamente.

O Brookings Institute tem um indicador de desempenho das economias. Segundo matéria de Chris Giles, editor do Financial Times, enquanto nos últimos anos, o índice variou entre -10% e +5%, a previsão para 2020 é de uma queda de mais 20% para o mundo em desenvolvimento e de 15% no mundo desenvolvido. No início de março, com a China ainda parada, as comparações do tamanho do impacto eram feitas com a crise financeira de 2008-09. Agora fala-se do colapso de 1929 e da possibilidade da atual crise suplantar a grande depressão daquela época. Eswar Prasad, da Brookings, explica seu pessimismo: “A demanda foi devastada, cadeias de suprimentos das indústrias sofreram rupturas extensas e, simultaneamente, há uma crise financeira se desdobrando.”

O Valor publicou uma tradução do artigo.

 

ClimaInfo, 14 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar