Joaquim Levy: aproveitar o momento e acelerar a transição energética

Joaquim Levy

O ex-ministro Joaquim Levy sabe da gravidade da crise climática e da urgência em enfrentá-la. Em uma entrevista publicada ontem, Levy disse que uma “mudança central é a forma com que as empresas e pessoas estão vendo a questão climática. Como o coronavírus, a evidência científica aponta um grande risco, mas que no dia a dia se vai empurrando. Mas agora a ficha está caindo, e mudanças que em tempos normais não ocorreriam, têm mais chance agora. Tentar reconstruir a economia como era um tempo atrás não vai funcionar, é um mau investimento.”

Levy sugeriu “aproveitar e ajudar a financiar a transição do carvão para renováveis. Fiscalmente também se paga porque as renováveis e algumas outras alternativas, além de mais baratas, criam empregos e, ao reduzirem a poluição do ar, diminuem os gastos de saúde. No Brasil, estamos melhor porque a matriz energética é limpa, apesar da poluição do ar nas grandes cidades por causa do trânsito, onde a eletrificação do transporte público pode ajudar”

Vale ler a entrevista também pela visão de Levy para nossa vida no período entre esta primeira onda de infecção até quando aparecer uma vacina e a população estiver imunizada.

 

ClimaInfo, 16 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)