Recessão pós-COVID-19: ministros da economia do G20 se comprometem com recuperação econômica “verde”

G20 pandemia

Os ministros de economia e finanças e os presidentes dos bancos centrais do G20 comprometeram-se ontem com uma recuperação econômica “ambientalmente sustentável” da pandemia da COVID-19.

O comunicado conjunto, aprovado por todos os países-membro, incluindo EUA, Arábia Saudita e Brasil, sublinha a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e a “responsabilidade a longo prazo pelo nosso planeta” que todos os membros do G20 têm.

Os Ministros acordaram igualmente com o congelamento temporário do pagamento da dívida dos países menos desenvolvidos e dos países em desenvolvimento. Estima-se que os países que recebem ajuda bilateral ao desenvolvimento deverão efetuar durante este ano o pagamento de US$ 40 bilhões aos credores externos.

O comunicado reconhece o “desafio sem precedentes imposto pela crise sanitária” e compromete-se a apoiar os governos dos países em desenvolvimento confrontados com a crise com recursos limitados.

Dada a hostilidade às ações pelo clima manifestada por alguns países do G20 nos últimos anos – especialmente pelos EUA – o compromisso com a recuperação verde é significativo. Os países do G20 alinharão as medidas de recuperação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e outros “compromissos internacionais pertinentes”, que deverão incluir também o Acordo de Paris.

A reunião foi coberta por praticamente toda a imprensa nacional e internacional: G1, O Globo, Valor, UOL, Reuters e NYT, entre várias outras mídias.

 

ClimaInfo, 16 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)