Aliança Avestruz: os líderes que estão com a cabeça enfiada na areia

17 de abril de 2020

Vamos falar do quarteto de homens fortes que se destacam por multiplicar a ameaça do coronavírus à população de seus países.

Alexander Lukashenko, quem governa a Bielorrússia há 26 anos, afirmou que “os bielorrussos deveriam, ao invés [de entrar em pânico], jogar hóquei no gelo, dirigir tratores, usar a sauna, beber vodca e brincar com cabritos de estimação para se protegerem do vírus (…) Se uma pessoa for positiva, ficará saudável”.

Gurbanguly Berdymukhamedov, do Turcomenistão, recomendou uma erva local, a yuzarlik, que protege contra infecções invisíveis ao olho nú.

Daniel Ortega da Nicarágua negou a ameaça durante muito tempo, mas deu um jeito de comprar para seu palácio 400 litros de desinfetante e 5 mil pares de luvas.

Em nenhum desses países foram decretadas quarentenas ou outras medidas de distanciamento social.

Não é preciso dizer quem é o quarto avestruz, precisa?

A matéria saiu no vetusto Financial Times, jornal que usou a expressão “Aliança Avestruz” de Oliver Stuenkel, da FGV-SP, para caracterizar aqueles que enfiam a cabeça na areia diante do perigo.

 

ClimaInfo, 17 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar