Desmatamento da Amazônia aumenta no primeiro trimestre e sinaliza intensa temporada de queimadas

desmatamento Amazônia

O desmatamento da Amazônia no primeiro trimestre de 2020 foi 51% maior do que o do período equivalente de 2019. Um terço deste desmatamento aconteceu em Terras Públicas em processo de grilagem, ou seja, roubo do patrimônio de todos os brasileiros.

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) examinou os alarmes emitidos pelo DETER/INPE e verificou que desmatamento de Terras Públicas – áreas protegidas e terras devolutas – chegou a 260 km2, 33% da área total desmatada no período. Como os troncos, galhos e folhas das atuais derrubadas se juntarão ao material que não queimou no ano passado, o IPAM avisa que a temporada das queimadas deste ano promete ser ainda mais intensa: “Quando a estação seca chegar à Amazônia, essas árvores derrubadas vão virar combustível para queimadas. Esse foi o ingrediente principal da temporada de fogo de 2019, uma história que pode se repetir em 2020 se nada for feito para impedir”, explica a Ane Alencar, do IPAM.

A nota técnica do IPAM pode ser baixada aqui. A Veja e o Jornal de Brasília escreveram sobre a nota técnica e o Observatório do Clima publicou a nota à imprensa do IPAM.

 

ClimaInfo, 23 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)