A mudança climática impacta o sistema de transmissão de eletricidade

24 de abril de 2020

Os ventos que a mudança do clima torna mais fortes estão derrubando cada vez mais torres de transmissão de eletricidade. Um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia (ABRATE) levantou o tamanho do dano. Entre 2000 e 2005, os ventos derrubaram cerca de 20 torres por ano. Entre 2006 e 2012, esse número subiu para 35. E entre 2013 e 2016, caíram 57 torres por ano, quase três vezes mais do que há menos de 20 anos. Nos 11 anos entre 2006 e 2016, os ventos derrubaram 465 torres.

No final do século passado, estas ocorrências estavam concentradas nos estados do Sul e em São Paulo. Agora, só não caíram torres no Nordeste e no Meio Norte (Maranhão e parte do Piauí).

As concessionárias de transmissão estão construindo torres cada vez mais reforçadas e isto, claro, se refletirá na  tarifa.

 

ClimaInfo, 24 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar