A recuperação econômica climaticamente inclusiva

Angela merkel

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou que a recuperação das economias pós-pandemia precisa aproveitar a oportunidade para acelerar o enfrentamento do aquecimento global e encampar a proteção à biodiversidade. Merkel falou no evento “Diálogos de Petersberg” promovido pelo Ministério do Meio Ambiente alemão já há 11 anos.

Daniela Chiaretti, no Valor, lembra que a edição deste ano dos “Diálogos” é o primeiro evento climático importante do ano, sendo que muitos outros foram cancelados ou adiados por conta da pandemia.

Merkel endossou as metas mais ambiciosas propostas pela União Europeia e afirmou que “temos que nos afastar dos combustíveis fósseis, buscar energias renováveis e economizar energia”. Vale ler o artigo para ter conhecimento de muitas outras falas importantes.

Chloé Farand, do Climate Change News, destacou do pronunciamento de Merkel um trecho em que a chanceler insta os países a não negligenciarem o financiamento climático internacional e afirma que estes não deveriam “tentar reduzi-lo para economizar dinheiro, mas, ao contrário, incrementá-lo.” Michael Nienaber e Markus Wacket, da Reuters, também comentaram as falas de Merkel.

No mesmo sentido, o Partido Verde da Nova Zelândia lançou um plano ambicioso de retomada da economia que segue um caminho mais sustentável. O plano prevê investimentos de US$ 1 bilhão para a valorização do turismo, uma das principais fontes de receita do país. O plano prevê também obras em parques, em recuperação de bacias e matas para servirem de sumidouro de carbono e, ao mesmo tempo, aumentar a resiliência face à mudança do clima. E tudo isso gerando milhares de empregos. Vale ver a matéria de Christian Cotroneo na Mother Nature Network.

 

ClimaInfo, 29 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)