Folha e Sebastião Salgado falam do aumento do desmatamento na Amazônia

Sebastião Salgado

Os sinais de que o desmatamento e as queimadas voltarão a bater recordes neste ano provocaram um editorial da Folha e foram tema de destaque na entrevista do fotógrafo Sebastião Salgado no Roda Viva.

A Folha, de um só fôlego, lista os mais recentes dados de desmatamento na Amazônia, fala da situação de vulnerabilidade dos Povos Indígenas frente à pandemia, do afrouxamento da proteção ambiental da Mata Atlântica e do dossiê Natalini sobre o crime organizado que está por trás da ocupação ilegal de áreas de proteção de mananciais em São Paulo. Tudo isso “constitui sinal inequívoco de que, a salvo de qualquer crise, segue sem quarentena a máquina antiambiental do governo.”

Sebastião Salgado contou de sua carta aberta responsabilizando parcialmente Bolsonaro e seu governo pelas queimadas do ano passado: “O apelo que estamos fazendo é ao presidente. Ele é uma instituição, foi eleito democraticamente, não é um ditador, então temos uma instituição à qual temos que nos dirigir (…) Bolsonaro tem uma grande responsabilidade no incêndio da Amazônia do ano passado”.

 

ClimaInfo, 29 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)