Um plano de recuperação econômica para muita gente botar defeito

29 de abril de 2020

Programas de retomada da economia por meio de investimentos em obras de infraestrutura são, a princípio, interessantes. Mas, como sempre, o diabo se esconde nos detalhes. O Pró-Brasil, mal anunciado pelo governo na semana passada, pretende acelerar grandes obras que constam do portfólio do BNDES. De um total de quase R$ 200 bilhões em investimentos, ⅔ se destinam a rodovias que, se empregam gente na construção, depois de prontas, servirão mais para escoar soja e carne do que para reduzir a desigualdade nas grandes cidades.

Um ponto positivo das ideias presentes no “plano para fazer um plano” é a alocação de quase 30% para saneamento, mas faltam detalhes para avaliar melhor. O sistema de saúde, em colapso por conta da epidemia, receberia apenas 0,06%.

A matéria de Francisco Góes, no Valor, traz avaliações negativas de economistas por conta da “dificuldade do Brasil de executar obras no prazos e custos originais ou, o que é pior, deixá-las incompletas por anos ou décadas a fio. Essa tradição, da qual ninguém pode se orgulhar, se explica por falta de planejamento, pelo desenho mal feito de concessões de obras públicas, por lacunas regulatórias e pela falta de bons projetos de engenharia.”

 

ClimaInfo, 29 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar