Queimadas na Amazônia podem complicar o quadro da pandemia

30 de abril de 2020

“Uma tempestade perfeita está se formando na Amazônia, com potencial devastador para a saúde: a mistura da pandemia de COVID-19  com as queimadas.” Tasso Azevedo, do MapBiomas, escreveu n’O Globo que o aumento constante do desmatamento é sinal de que as queimadas serão novamente numerosas: “Desde abril de 2019, o desmatamento está acelerando na Amazônia. No primeiro trimestre de 2020, a área desmatada detectada aumentou mais de 50% em relação ao mesmo período de 2019. E, como mostram os dados do MapBiomas Alerta, mais de 95% do desmatamento são  ilegais.”

No ano passado, as queimadas chamaram a atenção do mundo depois que São Paulo viveu um dia cinza-chumbo provocado pela fumaça. Essa fumaça, lembra Azevedo, é responsável por aumentar os casos de internações e óbitos por doenças respiratórias. Este ano, com a COVID-19 se espalhando pelo país, o impacto promete ser ainda mais trágico.

Jan Rocha fala, no Climate News Network, sobre a relação entre o desmatamento e o aumento de doenças tropicais, além do potencial do surgimento de novos vírus pandêmicos, apontando que “a destruição da Amazônia é um desastre não só para o clima do mundo, mas também para a saúde global, e o Brasil está prestes a se tornar um dos países mais afetados.”

 

ClimaInfo, 30 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar