Além de mais quente, modelos preveem mundo perigosamente úmido

calor

Temperatura e umidade alta, fatais para os humanos, podem começar a ocorrer antes do que se pensava. O metabolismo do corpo humano produz calor internamente, calor que precisa ser removido por meio da transpiração para não entrar em colapso. Para tanto, a temperatura de bulbo úmido do ar precisa estar abaixo de 35°C.

Até hoje não foram registradas temperaturas de bulbo úmido acima desse valor. Mas em um trabalho que acaba de sair na Science, pesquisadores relatam que, na segunda metade deste século, isso poderá se tornar frequente no sul da Ásia e no Oriente Médio, se nada for feito para se conter o aquecimento global.

A novidade do trabalho foi calibrar os modelos climáticos usando dados de estações meteorológicas com medidas de temperatura da superfície dos oceanos. Os resultados indicam que os habitantes da região em torno do Golfo Pérsico e ao longo da costa noroeste do Oceano Índico sofrerão com temperaturas de bulbo úmido acima do limite de 35°C várias vezes durante as últimas duas décadas deste século. Isto, claro, se o aquecimento global não for contido.

Nina Lakhani, no The Guardian, comentou o trabalho.

Em tempo: A temperatura de bulbo úmido reflete quanta umidade o ar ainda é capaz de absorver. Quando ela passa de 35°C, a água da transpiração cessa de ser absorvida pelo ar e o corpo não consegue mais remover seu calor.

 

ClimaInfo, 11 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)